terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O Amor



Hoje conversando com um amigo, acabei me dando conta de como já sofri por amor, e de quanto sou persistente por continuar tentando acertar.
Acho que ao longo da minha vida, fui me aprimorando nestas “tentativas” de encontrar minha “cara metade”, e hoje apenas deixo acontecer, salvo uma vez ou outra que me interesso por alguém, mas o comum é que o amor venha por si só, e não como antes, que eu tentava fazê-lo acontecer.
É bem certo que o amor é como um bilhete de loteria, onde o prêmio máximo é a reciprocidade do mesmo sentimento, e suas sub-divisões são as “ficadas” com a pessoa que amamos, a amizade da pessoa amada (Que em geral só nos faz sofrer ainda mais). E aqueles quase “acertos”, onde julgamos ser correspondidos ou ganhamos sorrisos e troca de olhares. Mas em geral ouve-se muito dizer sobre o desprezo.
O “amor” deveria ser opção, e não simplesmente obra do acaso, o inconsciente agindo por conta própria, dando uma de cúpido e atirando flechas a torto e a direito. Optar por querer amar seria de certo a solução para todos os males do amor, diminuiriam quase a zero o número de casais se divorciando, e as brigas de casais seriam artigo em falta nas prateleiras antes cheias nas nossas lista de acontecimento do dia-dia. O amor enfim seria perfeito. Escolheríamos apenas quando tivéssemos certeza da reciprocidade.
Mas a utopia do amor perfeito não se torna real em um mundo onde poucos tem amor próprio, e o respeito ao ser - humano alheio deixou de existir a muito tempo, hoje vivemos a era do egoísmo supremo, aonde o “EU” prevalece como única verdade. Vivemos as muitas verdades de pessoas egoístas, que esqueceram que amar é compartilhar, dividir os bons é maus momentos, e não apenas somar. O capitalismo atingiu também o amor. Seja ele de pai e filho, irmãos, amigos e da mulher amada, o amor só acontece enquanto uma das partes ainda é útil, fazendo assim os amores eternos sumirem.
Bem, vou continuar deixando que o amor aconteça, da forma provinciana como aprendi amar.
(Crônica : O Amor / Autor: Leonardo Kifer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário