sexta-feira, 4 de junho de 2010

A verdadeira Helena

Foi percebendo que as folhas não caem da árvore por acaso que entendi que lá atrás eu não estava apenas ouvindo as palavras da minha antiga professora de matemática, e sim aprendendo que algumas lições de vida jamais se perdem.

“No seu prato tem três tipos de carnes diferentes Leonardo, não pode, é pecado! Dê-me esta fatia de frango aqui”. Era ano de 1998, eu um adolescente de 15 anos, no intervalo do Curso Preparatório para o Colégio Técnico do Ensino Médio, o cenário: Uma enorme sala quase tomada quase que por completa de carteiras vazias, não fosse a o fato de que além de mim e a professora Helena, estivessem também duas outras pessoas sentadas ao canto, esperando quase que escondidas o horário do almoço acabar.

Não era e nunca foi pecado comer diversos tipos de carne em uma única refeição, e disso eu nunca duvidei, mas pecado era o fato de ter em meu prato uma quantidade de carnes que podia muito bem servir aquelas duas pessoas, que não tinha a mesma oportunidade que a minha de descer e comprar comida, muitos dos alunos eu só viria saber alguns anos depois eram bolsistas, e estudavam lá por conta do empenho daquela professora em querer transformar a vida de seus alunos.

Dona Helena, como todas os chamavam, era uma mulher de fibra. Com uma aparência muito altiva, voz forte, e um jeitão de carrasco, ela marcou a vida de todos que ela ensinou.

Uma professora empenhada em ENSINAR, fazer com que todos SUPERASSEM suas limitações, fosse ALÉM de seus objetivos, e por fim CONQUISTASSE uma OPORTUNIDADE de mudança. DETERMINADA, enfrentou a todos que diziam que era louca por querer MUDAR adolescentes sem futuros. Ela ACREDITOU mais do que muitos pais, SONHOU mais pros outros do que para si, e AMOU todos que por ela passou.

Dona Helena morreu alguns anos após eu me formar... Só vim saber da morte dela meses depois, e foi inevitável não chorar e lamentar a perda daquela mulher que dedicou a sua vida a dar aulas, seu OFICIO era o de COMPARTILHAR seus CONHECIMENTOS.
Hoje foi impossível não trazer para mim a imagem desta mulher guerreira, que se deu aos outros pelo simples desejo de mudar... E assim não pequei, dividi com o próximo as carnes do meu prato, afinal de contas é pecado comer todos os tipos de uma só vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário